Pouco depois de passar por Fortaleza com o repertório de Caravanas, Chico Buarque está lançando o registro da turnê em CD duplo e DVD. Já virou um hábito entre muitos medalhões da MPB alternar um disco de estúdio e um ao vivo, embora nem sempre haja uma novidade a mostrar e seja comum a repetição de repertório. Ainda assim, discos ao vivo sempre são um bom filão e simpáticos para o grande público. Sem fugir muito dessa lógica, o disco Caravanas Ao Vivo foi gravado no Tom Brasil, em São Paulo, nos dias 13 e 14 de abril. O lançamento da Biscoito Fino tem produção de Vinicius França e os arranjos são assinados pelo fiel escudeiro de Chico, Luiz Carlos Ramos. A turnê passou por 10 cidades brasileiras e mais duas em Portugal. Foram 75 apresentações e um público estimado em 200 mil pessoas. Pra melhorar, todas as apresentações tiveram lotação esgotada.

Indicado ao Grammy Latino como álbum do ano, Caravanas foi lançado ano passado e mostra um compositor maduro, patriarca de uma família cheia de talentos e longe de qualquer cobrança comercial. Com uma polêmica inventada aqui, um sambinha acolá, o 38° álbum do carioca de olhos claros soa pálido diante de Chico, seu antecessor lançado seis anos antes. Se a comparação for com seus próprios discos dos anos 1960, 70 ou 80, é covardia. Melhor nem entrar nesse mérito. Até por que a qualidade e integridade da obra de Chico Buarque são indiscutíveis, resistentes ao tempo, e será sempre um bálsamo conhecer suas novas canções. Conheçam o repertório de Caravanas Ao Vivo:

1. Minha embaixada chegou/ Mambembe
2. Partido alto
3. Iolanda (Yolanda)
4. Casualmente
5. Moça do sonho
6. Retrato em branco e preto
7. Desaforos
8. Injuriado
9. Dueto
10. Volta do malandro
11. Homenagem ao malandro
12. Palavra de mulher
13. As vitrines
14. Jogo de bola

> Volume 2
1. Massarandupió
2. Outros sonhos
3. Blues pra Bia
4. A história de Lilly Braun/ A bela e a fera
5. Todo o sentimento
6. Tua cantiga
7. Sabiá
8. Grande hotel
9. Gota d’água
10. As caravanas
11. Estação derradeira/ Minha embaixada chegou
12. Geni e o zepelim
13. Futuros amantes
14. Paratodos

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles