Bossa Nova na netflix

A Netflix anunciou para este ano uma série ambientada no Rio de Janeiro da virada dos anos 1950 para os 60. Coisa mais Linda usa o espaço das boates cariocas para contar a história da bossa nova que nasceu naqueles salões rodeados de talentos como Luiz Carlos Vinhas, João Donato e Maysa. Com Maria Casadevall, Fernanda Vasconcellos e Mel Lisboa no elenco, a série ainda sem data de estreia narra a trajetória de uma jovem rica e conservadora que vai para Cidade Maravilhosa com o marido para abrir um restaurante. No entanto, abandonada por ele, ela se cerca de novas amigas e troca o restaurante por uma boate. Em tempo: Coisa Mais Linda é também o nome de um documentário sobre a bossa nova lançado em 2005. Felizes coincidências.

Ultraje no cinema

Bem antes do forte discurso conservador, Roger Moreira era reconhecido pelo bom humor com que lidava com questões políticas à frente da banda Ultraje a Rigor. Debochados, criativos e divertidos, os paulistanos fizeram história e sucesso nos anos 1980 e ainda se mantém, após inúmeras mudanças de formação. A história do grupo vai ser tema do documentário Ultraje, de Marc Dourdin. Com depoimentos de ex-membros da banda, produtores e da atual formação, o filme passa pelos 15 discos do quarteto relembrando momentos célebres como Eu me Amo, Inútil, Pelado e Nada a Declarar. A estreia de Ultraje está prevista para 31 de janeiro e tem co-produção do Canal Brasil.

As estrelas das Bahias

Após dois discos independentes, a banda As Bahias e a Cozinha Mineira assinou com a gravadora Universal e já apresentou um novo single. Das Estrelas é um blues melodioso, com forte pegada anos 1980, que muito lembra sucessos de cantoras como Gal Costa, Joanna e Simone. O duo de cantoras Raquel Virgínia e Assucena Assucena funciona com perfeição e garante uma interpretação emocionada com uma pitada de deboche. A guitarra de Rafael Acerbi grita por trás das vozes e apimenta a canção que, com um pouquinho de coragem dos produtores, pode entrar para a trilha de uma novela das 8. Fica a sugestão.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles