Editora Dummar

Seis dicas para ler mais

Você deseja ler mais? Algumas atitudes simples no dia a dia podem te ajudar a reforçar hábitos de leitura e aumentar sua lista de livros lidos no final do ano. Confira!

1.Tenha sempre um livro ao alcance

Na cabeceira ou na bolsa, garanta que quando tiver um tempo livre você vai ocupá-lo lendo. Seja antes de dormir, enquanto espera um compromisso ou ainda quando estiver numa fila, aproveite pra ler! Não importa se serão poucas páginas. Ao fim do mês, do ano, esse pouco tempo dedicado e essas poucas páginas vão ter feito uma diferença enorme no seu volume de leituras.

2. Desconecte-se 

A internet pode ser aliada, mas também uma distração. Se você é daqueles que checa as redes sociais o tempo inteiro você pode estar perdendo tempo de leitura. Uma forma de otimizar o tempo é colocar o smartphone no modo avião enquanto lê um livro ou então deixá-lo longe de você.

3. Releia livros que ama

Você se lembra qual foi o primeiro livro que motivou o seu gosto pela leitura? Talvez fazer uma releitura dele possa despertar sua paixão pelas boas histórias e te dar um novo ritmo de leitura. Um bom livro sempre leva a outro.

4. Passeie pela livraria

Reserve um tempo para passear por sua livraria favorita e conhecer as novidades do mercado editorial. Converse com os vendedores, peça dicas, leia as sinopses e até mesmo as primeiras páginas dos livros. Descubra nas prateleiras algum autor que conheça apenas pelo nome. Desbravar novas leituras pode ser uma injeção de ânimo para que você leia mais.

5. Frequente clubes de leitura

Ler é uma atividade solitária, mas compartilhar as impressões de leitura com outras pessoas é um grande incentivo para que você leia mais. Reúna os amigos e faça uma leitura comum. Em Fortaleza há grupos de leitura ocorrendo em diversos espaços. Fique ligado no Instagram da Editora Dummar, lá sempre damos dicas de clubes de leitura.

6.Experimente novos gêneros e conheça novos autores

Um dos fascínios da leitura é entrar em mundos que não parecem ter mais fim. Conhecer novos gêneros literários e ler autores que nunca ouviu falar antes te colocam numa espiral de novas leituras. Já experimentou ler algum autor negro? Que tal ler uma autora fora do eixo Brasil – Estados Unidos – Europa? Fã dos romances policiais? Que tal agora se aventurar pelo conto? Já leu poesia esse ano? Que tal experimentar? Boa leitura!

Recomendado para você