Editora Dummar

Árvore de família, um pé de coração – por Marília Lovatel

315 6

A casa de meus tios-avós foi batizada. Todos na família se referem a ela da mesma maneira. A casa da Dom Manuel. A Dom Manuel. Casa de fachada estreita a se apresentar para a avenida que lhe empresta o nome.

Os anos transformaram o boulevard de árvores frondosas, varadas de luz, em chão de asfalto quente e barulhento. A Belle Époque das janelas-quase-portas em vestígios selados a tijolo e cimento.

Mudaram os trajes dos passantes. Mudaram os modelos dos carros em frente ao endereço. A casa, porém, permaneceu em solitária resistência.
Um portão de ferro para resguardar, a poucos passos da rua, a porta principal, escudo frágil, antes do corredor de ligação dos quartos à sala.

A sala, por sua vez, ao lado da cozinha e, nos fundos, no meio do quintal, um robusto pé de seriguela.
A toda hora a porta se abria. Os tios gostavam de receber, de servir um cafezinho – sem diminutivo nos acompanhamentos –, de preencher o tempo conversando demoradamente com quem chegasse.

Outros tempos de haver tempo para visitar Izauras e Edgares, e aqueles outros nomes de outros tempos.
As vozes da Dom Manuel, as histórias do Cine São Luíz e da Praça do Ferreira, postas à mesa com os suspiros corados, cuscuz com manteiga, os talheres, a louça.

Os sons guardados na caixa da memória, o ranger da cadeira de balanço, o miado dos gatos na disputa por espaço no pires de leite.

A generosidade era a anfitriã da porta de entrada voltada à avenida ao pé de seriguela, no quintal.

Árvore longeva como os tios. Árvore de galhos abertos, espalhados, como artérias ramificadas, cobertos de suculentos e polpudos frutos vermelhos. Árvore da família das Anacardiaceae. Árvore cardíaca. Árvore de família. Árvore-coração pulsante, vibrante, enorme.

*Marília Lovatel nasceu em Fortaleza, em 1971. É mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Seu livro A Menina dos Sonhos de Renda (Editora Moderna) foi finalista do prêmio Jabuti em 2017. Sua obra mais recente é Olhos da Janela, publicado pela Editora Dummar.

Recomendado para você