Editora Dummar

Conheça 11 livros de autoras mulheres para ler em 2019

Quantos livros de autoras mulheres você já leu esse ano?

Convidamos você leitor a descobrir e se encantar com 11 livros de autoras mulheres que estão lançando um novo olhar e espírito feminino na literatura cearense.

 

Resultado de imagem para no colo das iabas

No Colo das Iabás

Autora: Vania Vasconcelos

Neste livro, resultado de tese de doutorado, a autora analisa em profundidade o fato de na literatura masculina a maternidade aparecer muito pouco, sobretudo a de mulheres negras. Eu diria etpour cause, já que os homens nunca a enfrentaram verdadeiramente. A autora pesquisa essa ausência importante e se pergunta, imitando a famosa pergunta de Sartre, quando de sua visita ao Brasil: “onde estão as mães negras na nossa literatura?” A seguir, analisa como aparecem as mulheres negras na literatura, ora como a mulata apetitosa e estéril ou a negra como um animal de carga ou ainda a mãe preta servil que “atendem ao desejo do imaginário patriarcal”

 

Resultado de imagem para diga astrasgud

Autora: Socorro Acioli

Em um livro que reverencia as possibilidades da língua portuguesa, os contos de Diga Astrasgud conduzem o leitor pelos domínios infinitos do verbo, suas historias que emocionam e divertem. Pequenas narrativas que nos fazem lembrar que em alguns casos ficamos sem palavras, mas na maioria das vezes são elas que ocupam nossas mentes. O livro está disponível em ebook.

 

Autora: Tércia Montenegro

O livro é um convite ao susto no bom sentido e uma tentativa de celebrar o espanto saudável e a surpresa do humor. As crônicas reunidas foram inicialmente publicadas ao longo de dois anos no jornal O POVO. A sua retomada agora, em formato de livro, leva ao leitor a cronista Tércia Montenegro. A leveza, o passeio por diversos temas, triviais ou importantes, desde que suponham mistério, compõe a marca de Os Espantos. Com interesse de fugir ao previsível e à mesmice das rotinas, ela mergulhou num território de liberdade que envolve preferencialmente as artes.

 

Autora: Juliana Diniz

O livro desvela o drama de uma família de mulheres que estão emocionalmente ligadas ao passado e às lembranças. Marília, a narradora, é uma revisora de textos que optou por trabalhar em home office como um forma de melhor cuidar das necessidades da avó Zuleika, acometida por uma artrose. Nesta rotina de cuidados e reflexões sobre os infortúnios familiares ela busca compreender a falta dos pais, falecidos quando ela era ainda criança, e os ensinamentos da dor e da ausência. A obra traz uma história emocionante e delicada sobre memória e ancestralidade. O livro está disponível em ebook.

 

Autora: Marília Lovatel

O livro de contos é composto por histórias, narradas por objetos que ganham vida pelo olhar da escritora. O título conta com uma apresentação feita pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Leite Júnior, e orelha escrita pelo escritor paulista Ignácio de Loyola Brandão. Ao todo são 27 contos, alguns baseados nas vivências de Lovatel, e outras “emprestadas”, como ela mesma coloca. O título do livro foi escolhido a partir de um novo olhar sobre esses objetos.  O livro está disponível em ebook.

 

 

Autora: Rachel de Queiroz

Seleção feita pela escritora Ana Miranda de crônicas escritas por Rachel de Queiroz entre 1928 e 1988. São crônicas de viagem, tiradas da memória, causos vividos e perfis de personagens que Rachel desenha com a tinta e o pincel de uma linguagem primorosa, adequada ao tema e tratada com o espírito crítico que seria sua marca de literatura pela vida afora.

 

Dicas para a leitura com crianças

 

Autora: Ana Miranda

O livro surgiu da imaginação e da memória dos tempos de menina da escritora Ana Miranda. Lembrando-se dos espetáculos dos quais participava nas festas escolares, Ana teve a ideia de escrever e ilustrar esta obra, que conta a história do nascimento do Ceará da forma mais poética que você já leu. Escolheu escrevê-lo em forma de poesia e como tal pode ser lido — um livro de poesias —, mas pode transformar-se num texto de teatro. Tudo pode ser encenado num palco, num quintal, num adro, no refeitório de um hospital, numa sala de aula…ou no palco mais amplo e infinito e belo, que é o da imaginação.

 

 

Autora: Pâmela Gaino

O livro é a história de Mafoane Odara contada para crianças. Mafoane é uma menina afrodescendente que começou a estudar em Angola. Quando passou a frequentar a escola no Brasil, percebeu o quanto sua pele e seu cabelo causavam estranhamentos. Em vez de chorar, Mafoane resolveu o conflito baseando-se em uma idéia criativa e cheia de estilo.

 

Autor: Solange Lasalvia e Alci Braga de Lima

A narrativa em cordel é o diferencial de Sapenilda e o Tesouro Perdido. O versos têm ligação natural – como uma canção entoada para as crianças. Na história, a protagonista encontra um mapa e pensa ter achado o caminho para um tesouro encantado. Ao perseguir as trilhas, entretanto, Sapenilda é confrontada com histórias de outros personagens e pela necessidade de lutar pelo bem-estar coletivo. Ao fim, ela tem uma grande surpresa.

 

Autora: Tatiana Sátiro

O livro acompanha as investigações de Guto em busca de uma resposta que o convença sobre a origem dos bebês.Guto é uma criança de seis anos que se vê mergulhada nos mistérios da gravidez da mãe e do nascimento de seu irmãozinho. Inquieto e ansioso pela novidade, começa a se perguntar: De onde vem o bebê? Da cegonha? Do repolho?

 

Autora: Saskia Brígido

Num exercício interessante, a autora convida as crianças a brincarem com personagens dos contos de fadas de várias gerações, ao mesmo tempo em que vai descrevendo uma escola ideal, que valoriza a amizade, ensina a solidariedade e onde o riso é a melhor magia.

 

E então, vamos ler mais autoras mulheres? A Editora Dummar está com um desconto especial, basta acessar o site livrariadummar.com.br e aplicar o cupom de desconto LEIAMULHERES . A oferta é válida até dia 31 de março de 2019, sujeito a disponibilidade em estoque.

Interessado sobre o tema “autoras mulheres” ? Sobre qual a participação das mulheres na literatura? E quais as personagens  que ficaram imortalizadas nos livros? Então confira esse episódio do podcast da Editora Dummar, basta clicar aqui.

Recomendado para você