Editora Dummar

Clube de Psicologia Analítica de Fortaleza

Editora Dummar promove a partir  de abril o primeiro Clube de Psicologia Analítica de Fortaleza

 

A partir de 9 de abril o Espaço o Povo de Cultura & Arte abre  as portas para o primeiro Clube de Psicologia Analítica de Fortaleza. O Clube é uma promoção da Editora Dummar com apoio da Fundação Demócrito Rocha.  Os encontros acontecerão sempre às segundas terças-feiras de cada mês, a partir das 18h30.

A primeira conferência, As Raízes Filosóficas da Psicologia Junguiana, que dará início às atividades do Clube de Psicologia, será proferida por Getúlio Zagreu,  que abordará os aspectos extra-científicos na obra de Jung, em especial os debates oriundos da filosofia e o seu trabalho sobre o papel dos diversos filósofos citados por Jung e o seu grau de importância na construção de sua Psicologia. Getúlio é graduado em Filosofia (UFC), mestre em Filosofia (UFC), escritor, poeta e professor da Pós-Graduação em Psicologia Junguiana do Instituto Dédalus.

No segundo encontro, no dia 14 de maio, por ocasião do lançamento do  seu livro Psicologia Junguiana: uma Introdução, pela Editora Dummar, o professor Heráclito Pinheiro, idealizador e fundador do Clube , fará uma conferência  sobre as dificuldades em ler e compreender Jung, com o título Por uma nova maneira de ver Jung.

A Terceira conferência será proferida por João Pedro da Cruz Nobre sobre a visão expressa por Jung sobre os negros em sua vasta obra, com o título O Negro na Obra de Jung, e acontecerá no dia 11/06/2019. João Pedro é graduado em Psicologia (Unifor), analista junguiano e professor da Pós-Graduação em Psicologia Junguiana do Instituto Dédalus.

A quarta e última conferência desse primeiro ciclo será ministrada no dia 9/07/2019 pela professora  Eliana Coelho, acerca da obra O Pensamento Selvagem de Claude Levi Strauss.  Segundo Heráclito Pinheiro, Jung teve um grande interesse por antropologia e dessa obra tomou de empréstimo o conceito de participação mística, sendo um trabalho fundamental para compreender a maneira como Jung entendia que o inconsciente se comporta. Eliana é graduada em Sociologia (UFC), mestra e doutoranda em Antropologia (UFC), e professora da Pós-Graduação em Psicologia Junguiana do Instituto Dédalus.

De acordo com Heráclito Pinheiro a ideia do Clube é a mesma quando em 1916, em Zurique, Jung fundou o primeiro dos clubes de psicologia com  três intuitos em mente. O primeiro, que deveria ser um espaço onde pessoas em análise pudessem encontrar outros que também estavam passando pelas mesmas agruras desse processo, ou seja, do confronto com o próprio inconsciente. Outro intuito de Jung era encontrar seus pacientes fora do consultório e interagir com eles em outro ambiente. O terceiro ponto era oferecer algum grau de formação Analítica à comunidade que começava a se formar a seu redor.

“O Clube de Psicologia de Zurique completou cem anos de funcionamento em 2016, só podemos torcer para que essa iniciativa possa ser tão longeva quanto e trazer bons frutos, não apenas para a comunidade de analistas e estudantes do método de Jung, mas igualmente para todos os interessados nos caminhos de descaminhos da alma, em ciência, filosofia, literatura, religião, política, mitologia e tantos outros temas que nos são caros e terão um espaço em nossa  programação”, enfatiza Heráclito.

 

SERVIÇO

Clube de Psicologia Analítica de Fortaleza

Quando: Toda segunda terça-feira do mês

Abertura: 09 de abril de 2019

Local: Espaço O POVO de Cultura & Arte. Av. Aguanambi, 282 Joaquim Távora.

Horário: 18h30min

Recomendado para você