Editora Dummar

Livro traduz psicologia junguiana para leitores iniciantes

Lançamento do livro acontece em encontro de Psicologia da Editora Dummar

A Editora Dummar lança na terça-feira, 21 de maio, o livro Psicologia Junguiana: uma introdução, do professor, pesquisador e mestre em Psicologia Heráclito Pinheiro. Neste livro, Heráclito faz uma leitura pessoal da teoria de Jung, enfatizando conceitos fundamentais como: inconsciente, consciência, complexo, arquétipo, energia psíquica, símbolo, sombra, persona, entre outros. Ao longo do texto, o autor traduz para leitores iniciantes os métodos comparativo e dialético.

Segundo o autor, sem ser didático, e numa tentativa de traduzir Jung, o livro procura dar um panorama geral sobre a complexa teoria elaborada pelo psiquiatra suíço. Heráclito compartilha “duas dificuldades fundamentais” observadas ao longo de sua experiência com o ensino da ‘teoria” e do método de Jung: “A primeira”, explica ele, “consiste numa profunda incompreensão de três aspectos da maneira como se organiza o pensamento de Jung: de forma paradoxal; fortemente baseado em fatos empíricos; e de um profundo viés pragmático”. E continua: “Não raro, a obra de Jung é confundida com filosofia (metafísica), ou com o pensamento New Age barato e estéril que alimenta pseudomísticos de toda espécie”.

Sobre a segunda dificuldade, “profundamente solidária com a primeira”, o autor destaca a incompreensão do método de pesquisas de Jung: o método comparativo. “Nesse sentido, creio ser importante familiarizar o leitor, na medida do possível, com essas características, bem como explicitar não apenas os ‘conceitos’ e métodos, mas, igualmente, o contexto histórico e epistemológico”, explica Heráclito na introdução do livro.

Psicologia Junguiana: uma introdução será lançado no segundo encontro do Clube de Psicologia Analítica de Fortaleza, no Espaço o Povo de Cultura & Arte, a partir das 18h30min, no dia 21 maio. Durante o encontro, o professor Heráclito Pinheiro fará uma conferência sobre a leitura e a compreensão da obra do psicanalista, com o título Por uma nova maneira de ver Jung.

Sobre o autor: Heráclito Aragão Pinheiro é autor dos livros: “Naruto e a Mitologia Oriental”, “Impetus: Mitologia, Psicologia e Cultura do romance de fantasia” e “O bakemono”. Também é autor do blog “A Lâmina e o Coração”, onde escreve sobre os mais variados temas.

Formado em História (UFC), é mestre em Psicologia (UFC) e dedica-se ao estudo e pesquisa sobre: cultura pop, quadrinhos, cinema, Epistemologia, História das Ciências, História da Psicologia, Psicologia Junguiana e Mitologia Comparada. Além de escritor e pesquisador, também é palestrante, podcaster, professor, atuando tanto na graduação quanto em pós-graduações em diversas áreas.

Serviço:

Lançamento do livro Psicologia Junguiana: uma introdução

Data: 21 de maio de 2019

Local: Espaço O Povo de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282)

Hora: 18h30min

Recomendado para você