Editora Dummar

Conferência discute a presença do negro na obra de Jung

O Espaço O POVO abre mais uma vez as suas portas nesta terça-feira (11/06), às 18h30, para o terceiro encontro do Clube Psicologia Analítica de Fortaleza. A conferência intitulada “O Negro na Obra de Jung” será proferida pelo Analista Junguiano João Pedro da Cruz Nobre, tem entrada gratuita e é dirigida a todos os públicos.

O Clube de Psicologia Analítica de Fortaleza foi fundado e é coordenado pelo professor Heráclito Pinheiro, autor de diversos livros, sendo o mais recente Psicologia Junguiana: Uma Introdução, publicado pela Editora Dummar. O clube tem como intuito fomentar debates interdisciplinares e diálogos entre a Psicologia Junguiana e diversos outros saberes, como a História, Antropologia, Filosofia etc.

Nesta conferência, o analista junguiano João Pedro da Cruz Nobre trata de compreender como o negro é retratado na obra de Jung, já que este se esforçou em produzir uma Psicologia de validade transcultural. Esse fator também o levou a estudar antropologia e etnologia, bem como a fazer viagens à África e Américas com o expresso objetivo de ter contato em primeira mão com povos não europeus e analisar os seus sonhos. Jung relata essas experiências através de diversos de seus escritos, refletindo sobre encontros com negros africanos e americanos e o profundo impacto que a África causou em seu espírito. Além disso, relata também como esses encontros, em especial com os índios pueblos no Novo México, o levaram a formular aspectos fundamentais de sua Psicologia.

No terceiro encontro,  a discussão permeará tanto as sucessivas modificações no pensamento do autor no que diz respeito a psicologia do negro, como pelas contribuições dessas conclusões. João Pedro também refletirá sobre as críticas que Jung dirigia a Europa e a sua cultura.

 

Serviço:

Conferência “O Negro na Obra de Jung”

Data: 11 de junho de 2019

Local: Espaço O Povo de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282)

Hora: 18h30min

 

Recomendado para você