Educação

Hoje é o dia da Língua Nacional!

1182 3

De onde vem a Língua Portuguesa?

Sua história começa quando os romanos dominaram a Península Ibérica (Portugal e Espanha) e impuseram seus padrões comportamentais, religiosos e lingüísticos. É um idioma neolatino, pois deriva do latim.

O latim falado pelos soldados romanos foi se misturando as várias etnias de Portugal e da Espanha, surgindo a partir dessa fusão novos dialetos, frutos das diferentes combinações de cada região dos dois países.

Muitos outros povos invadiram a Península também, como os vândalos, suevos e visigodos, mais ou menos no século V. A maioria dos vocábulos herdados pela Língua Portuguesa são ligadas a área militar, justamente por conta das invasões. Outra curiosidade é que geralmente as palavras começadas em “al” tem origem árabe, como: alface, alfinete, álgebra, alfândega.

A cultura da Península foi sustentada pelas raízes latinas, apesar das influências germânicas e árabes. Em 1290 o idioma Português foi declarado oficial na Nação Portuguesa. Com isso, em 1500 quando os portugueses invadiram o Brasil, declararam essa língua a oficial da nova colônia.

museu-da-lin-port

Atualmente, 180 dialetos indígenas sobrevivem de um total de 1500 falados pelas diversas tribos indígenas antes da invasão.

Dentro dos estados brasileiros é possível observar outra variação enorme da Língua Portuguesa. São inúmeras as variações regionais, tendo em vista que o Brasil recebeu ainda influência de franceses, africanos, japoneses, alemães, italianos e ingleses.

O dia 21 de maio foi instituído como dia nacional da Língua Portuguesa por conta da criação do Museu da Língua Portuguesa, em 2006. Fica na Estação da Luz, em São Paulo. Visite o site do museu, que é um verdadeiro deleite para os olhos e ouvidos, um patrimônio imaterial exposto ao público!

www.museulinguaportuguesa.org.br

Ah, e sabe qual a ultima dos portugueses? Eles entregaram um abaixo-assinado ao Parlamento daquele país propondo a revogação da Reforma Ortográfica já em curso no Brasil! Não entendi nada!

Recomendado para você