Educação

Ano Internacional da Astronomia

estrelas

De 26 a 29 de maio de 2009 acontece no Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Seminário Internacional da Astronomia. O evento celebra três importantes acontecimentos no Ano Internacional da Astronomia que marcam a presença do Brasil na criação científica do mundo:

1. A missão astronômica a Sobral para observar o eclipse de maio de 1919, através do qual foi confirmada a teoria da relatividade geral;

2. A descoberta do Meson Pi pelo físico brasileiro Cesare Lattes juntamente com Cecil Powel;

3. O trabalho sobre o colapso gravitacional realizado por George Gamow, o criador da teoria do Big Bang juntamente com o físico brasileiro Mário Schoenberg.

O evento é promovido pela Rede Internacional de Centros de Astrofísica Relativística.

? Desde os tempos mais remotos o homem é fascinado pelo Sol, pelas estrelas e por todo o encanto do Universo. A importância de um seminário internacional como esse é a possibilidade de aproximar a Astronomia do público em geral. E para nós, brasileiros e cearenses, mostrar a importância dos nossos pesquisadores, da missão astronômica de 1919 em Sobral e das várias descobertas que a Ciência fez em prol do desenvolvimento humano, nos dá a certeza de que muitas contribuições são reais para explicar nosso dia a dia, mesmo que não entendamos cientificamente.

Educadores, não deixem de participar! Vamos refletir os temas apresentados em sala de aula de uma maneira diferente, lúdica e prática. Se não der pra ir no seminário, agende uma visita ao Planetário, faça uma pesquisa sobre o astrônomo cearense Rubens de Azevedo (já saiu um Ciência & Saúde sobre o tema, pesquise!), apresente a seus alunos uma nova forma de ver o universo! Quem sabe, (depois das chuvas, claro!) você vai conhecer o Museu do Eclipse em Sobral com seus educandos?

Quem já conhece poderia nos relatar! Escreve para esse blog, dê dicas de como utilizar o tema em sala de aula. E olha que ele não se refere somente a Ciência não! Tem a História, a Matemática, o Português…

Outras informações: www.dragaodomar.org.br/planetario

Recomendado para você