sambaO Projeto “Narrativas em Volta do Fogo”, criado pelo Centro Cultural Dragão do Mar é uma ótima dica de atividade para os educadores. Todo mês uma personalidade do Ceará se reúne em volta de uma fogueira para contar as inúmeras experiências de vida, construindo uma narrativa tal qual faziam as tribos africanas em Daomé ou os Pitaguary no Ceará. A oralidade corre solta durante noventa minutos, onde aprendemos a respeitar os diferentes olhares e a conhecer um pouco mais de nossa gente, de nossa história.

A convidada de hoje (26) é dona Iraci, apelidada Mocinha desde criança. Brincou na escola de samba Leopoldina Show e na Girassol por insistência dos filhos. Foi aí que se apaixonou pela festa, samba e carnaval. Hoje, é anfitriã na casa onde nasceu e se criou, ponto de convergência de foliões e boêmios e de seus blocos no pré-carnaval. Quem estudava à tarde, fazia samba de manhã. Quem estudava de manhã, fazia samba à tarde. Assim, a festa acontecia o dia todo no Pagode da Dona Mocinha.

Através de suas narrativas, vamos aprender sobre a história da cidade, da Praia de Iracema e da Rua João Cordeiro e das pessoas queridas que construíram o samba em Fortaleza.

Dia 26, às 19h30, na Praça Verde. Acesso livre

Tagged in:

,

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles