O Programa Internacional para Avaliação de Alunos (Pisa), que ocorre a cada três anos desde 2000, tem o objetivo de avaliar até que ponto a defasagem idade/série afeta o desempenho dos alunos brasileiros nesta avaliação internacional.

O pré-teste acontece desde ontem, 27 e vai até sexta-feira, 30 de maio em 61 escolas de ensino fundamental e médio de todo o País. Sua aplicação tem como objetivo promover a validação dos novos itens, além de desenvolver a pesquisa de campo que possibilite a revisão e o ajuste das metodologias e dos instrumentos que irão compor a aplicação definitiva do Pisa em 2009. Estima-se que esse pré-teste envolva a participação de cerca de 2.500 alunos.
pisa

São avaliados estudantes de 15 anos de idade. O objetivo do Programa é produzir, em todos os mais de 61 países envolvidos, indicadores de desempenho estudantil voltados às políticas educacionais, fornecendo orientações, incentivos e instrumentos para melhorar a efetividade da educação.

O teste possibilita também aos países participantes, a comparação internacional dos desempenhos. Essa edição tem como foco a Leitura.

O pré-teste do PISA é uma etapa importante do programa porque serve para garantir a comparabilidade internacional da avaliação. Esta etapa será realizada por todos os países participantes do PISA 2009. A amostra brasileira de escolas para o pré-teste foi selecionada com base no mesmo plano amostral que orientou a última edição do PISA, em 2006, tendo como estratos principais as unidades da federação e levando em conta a proporcionalidade de cada estrato em relação ao universo de alunos.

Uma novidade que se espera implementar nessa edição do Pisa, e que também será pré-testada, é a aplicação dos instrumentos a alunos que não representam a população-alvo do PISA, mas que estejam cursando o primeiro ano do ensino médio, que é, no caso brasileiro, o ano modal da população-alvo.

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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