De acordo com os dados apresentados pelo censo da educação básica de 2007 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional (Inep), a maioria dos professores tem “apenas” o bacharelado ou lecionam em áreas diferentes da sua formação superior.

Questiono o “apenas” pelo fato de exigir-se a licenciatura como ferramenta indispensável para exercer o magistério e o bacharelado as universidades. Isso é um absurdo! Todo educador deve ser também um pesquisador. E não me refiro a pesquisas na internet em busca de material para compor as provas. Mas um pesquisador para conhecer inúmeras metodologias que a pesquisa pode proporcionar para melhorar a sua aula, o seu desempenho, a sua argumentação e, sobretudo, estimular o senso crítico dos educandos e o seu próprio.

Por mais que a licenciatura apresente um currículo de práticas para serem aplicadas em sala de aula, na hora de escrever ou ler criticamente um documento, o educador não sabe fazer isso na maioria dos casos, ficando a mercê da cola! Com isso, ele se iguala a seus educandos e não pode cobrar deles uma leitura e uma escrita mais detalhada, com opinião e argumentação.

pesquisaDefendo que os cursos de licenciatura tenham todos em sua grade curricular à defesa da monografia e não somente de um trabalho ou um artigo científico e que também, incluam mais um ano para o bacharelado.

E o que falar dos que lecionam em áreas diferentes de sua formação superior? Isso é outra história longa para refletirmos…cheia de causas e conseqüências as vezes bem trágicas!

Ontem mesmo assistindo a uma dessas novelas sem fundamentos da televisão brasileira vi a seguinte cena: uma advogada (interpretada pela atriz Débora Block) estava toda animada porque iria voltar a lecionar HISTÓRIA, depois de anos fora do mercado de trabalho. Advogados estariam habilitados a lecionar? Sou formada em História e não me sinto capaz de advogar. Podemos ser todos EDUCADORES, mas não somos PROFESSORES.

Para quem acha que as duas palavras são sinônimos, tá na hora de começar sua PESQUISA! Rubem Alves traz essa diferença de uma maneira leve, criativa e prazerosa.

Boa pesquisa!

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About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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