Será realizado de hoje (03) a 06 de junho no colégio Sapiens, o III Encontro de Filosofia da Juventude, com o tema: Eros e à Finitude: do Amor a Morte.folder_utopia-frente

Em 2005, durante as aulas de filosofia, onde os educandos refletiam sobre as ideias dos filósofos helenistas, como Epicuro e Diógenes, surgiu a pergunta: a felicidade existe? A grande problemática desses pensadores era a busca da tal felicidade. Fazendo o link com a contemporaneidade, os educandos montaram comissões para organizar o I Encontro de Filosofia, onde o tema da felicidade foi o norteador dos trabalhos.

Segundo o educador de filosofia Marcelo Amoreira, tudo foi pensado pelos educandos. A interdisciplinaridade foi usada para a elaboração das temáticas e as várias linguagens foram utilizadas para representar a felicidade e sua eterna busca. Os educandos decidiram ainda que, o encontro deveria ser para a juventude. Então convidaram outras instituições para compor o encontro. O objetivo, ainda segundo Marcelo, é provocar o espaço do livre pensar, onde a juventude é a grande protagonista.

O II Encontro, em 2007, trouxe a temática da Utopia: Dias melhores virão? Foram apresentadas as formas de representação de uma sociedade perfeita, desejada.

Em 2009, o tema escolhido foi o amor e a morte. Devido à banalização do amor e a dessacralização da morte apresentada diariamente na mídia, nos jogos eletrônicos e filmes, os educandos sentiram a necessidade de refletir sobre essa Finitude, sobre os sentidos que esse Eros tinha, resgatando os sentidos e a força desses dois temas  tão presentes na sociedade.

Na programação do encontro, os temas serão abordados através dos mitos, dos contos de fada, dos rituais fúnebres das diversas sociedades e das representações que a morte e o amor têm em cada uma delas.

A palestra de abertura, logo mais as 19h30m no Colégio Sapiens, será com a professora Maria Aparecida de Paiva Montenegro, Doutora em Filosofia pela UNICAMP e professora de Filosofia pela Universidade Federal do Ceará.

O mais legal de tudo isso é perceber como a filosofia é atual, como tem o poder de fazer reflexões sobre os temas, as representações, os mitos, a contemporaneidade. E ver escolas trabalhando nesse nível é quase um êxtase! E o protagonismo dos jovens? Bem, eu não vou perder esse encontro. Você vai?

Mais informações: 3226.41.45

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles