Educação

Educação Ambiental e Cidadania

688 4

dia-mundial-meio-ambienteMuitos dos males que assolam a sociedade hoje, como a fome, a miséria, a injustiça social, a violência e a baixa qualidade de vida de grande parte da população brasileira são fatores que estão fortemente relacionados ao modelo de desenvolvimento e suas implicações socioambientais.

Precisamos educar os futuros cidadãos brasileiros para que, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. E essa educação tem que partir primeiro da família e depois da escola.

Precisamos nos educar também, cidadãos do presente. Estamos acostumados a jogar o lixo na rua, a varrer a calçada e deixar pro outro apanhar, a jogar a latinha de refrigerante pela janela do ônibus e achar que isso é normal. A criança vai ver e vai achar também. Qual o problema? Seus principais “heróis” fazem, por que ela não iria fazer também? Até o dia em que chove um mês sem parar e não entendemos o motivo. Coitado de Deus! Leva toda a culpa pela revolta da natureza.

Vamos começar por hoje. Tente não jogar o lixo na rua. Compre somente o que for necessário. Dê preferência para produtos recicláveis. Reaproveite o vidro de café. Faça adubo dos restos de frutas. Separe seu lixo. Não deixe a torneira ligada na hora de escovar os dentes ou quando estiver passando sabonete.  Plante uma árvore. Dê o exemplo. Você é um cidadão do presente preparando o cidadão do futuro.

Recomendado para você