Educação

Quantas palavras surgem por dia na língua inglesa?

dicionarioSegundo o Global Language Monitor, entidade americana que congrega estudiosos da língua, hoje,  10 junho de 2009, a língua inglesa deveria atingir a marca de um milhão de palavras.

Não é possível saber qual será a milionésima palavra ou se ela realmente vai surgir na data exata, mas, segundo o site da entidade, a conta é feita com base em um algoritmo, que calculou o ritmo de criação de novas palavras na língua inglesa em uma a cada 98 minutos.

Mas será que essa conta é mesmo válida? Ieda Maria Alves, professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP, diz que acredita ser impossível precisar dessa forma quantas palavras são criadas por dia em uma certa língua. “É muito complicado fazer essa conta, pois novas palavras são criadas diariamente e em algumas áreas, com mais movimentação e criatividade de conceitos, há mais palavras novas do que em outras”, afirma. Um exemplo que a linguista dá é a área de tecnologia.

Como há o desenvolvimento constante de novidades, também há novas palavras para dar nome a essas tecnologias. Por exemplo, há 40 anos, não existiam vocábulos como computador, clonagem ou mesmo este blog.

 

Fonte: Paula Sato (novaescola@atleitor.com.br)

Recomendado para você