pensoO diretor italiano Roberto Rosselini (1906-1977), mais conhecido por produções como Roma e Cidade Aberta, produziu uma série de filmes sobre grandes filósofos, entre eles, Sócrates ( 470-399 a.C) e Blaise Pascal (1623 -1662).

Sua cinebiografia de René Descartes (1596 -1650), produzida em 1974 e inédita no Brasil até agora, acaba de ser lançada em DVD. No filme de quase três horas, Rosselini narra à vida do filósofo francês, com ênfase no seu percurso intelectual até chegar ao famoso “penso, logo existo”.

 Uma dica para os amantes da filosofia, da história e curiosos pelo saber.

Tagged in:

,

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles