Eu adoro Machado de Assis!Ano passado, durante as comemorações do centenário de morte dele, chegou às livrarias brasileiras uma coletânea de sete textos seus – seis contos e um poema -, versando sobre dois temas universais e demasiadamente humanos: o amor e aquele que é considerado sua sombra, o ciúme.

contosCom seleção textual e apresentação do escritor, professor de literatura e crítico Gustavo Bernardo, Contos de amor e ciúme traz para o público juvenil o melhor da verve e do estilo machadiano, como no clássico conto “A cartomante” e no triste e apaixonado poema “A Carolina”, dedicado à sua falecida esposa.

Uma bela forma de se familiarizar e despertar nos jovens a paixão pela obra de nosso maior escritor. Afinal, segundo Gustavo Bernardo, “o texto de Machado de Assis não é de modo algum hermético e suas sutilezas irônicas fazem um bom par com a ironia natural dos jovens”.

É minha dica de leitura para esse final de semana!

Tagged in:

,

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles