7b6342d82b-1d25-4729-8cee-dfaa4caf8f767d_soletrando_cearense_220

Oi Pedro! Fiquei torcendo por você durante a competição do Soletrando 2009. O resultado não foi como tanto desejávamos. Mas eu queria te dizer o quanto orgulhosa estou de você. Quanta coragem você tem, menino! Que sorriso lindo e olhar verdadeiro. Quanta sabedoria e humildade. O Ceará não poderia ter sido melhor representado. Seu futuro é brilhante e muito próspero. Queria pedir licença para contar um pouco da sua história aqui. Não vamos ficar tristes. Pelo contrário. Você competiu com o melhor. E mesmo que seja injusto, visto as desigualdades de ensino, vimos o quanto sua garra e determinação são fortes e estiveram presentes durante todo o concurso. Parabéns, menino Pedro!!!

Pedro Henrique Machado Costa, 14 anos. Um vencedor! Vencedor da vida real, dessa batalha diária que travamos todos os dias. Não tinha livro, não tinha dicionário, não tinha medo de competir. Tinha muita coragem, força, determinação, humildade e talento. Você não ganhou os cem mil reais que lhe garantiriam uma bolsa de estudos. Mas você ganhou a confiança e o respeito de milhares de crianças, adolescentes, pais e educadores que estavam torcendo por você. Menino de sorriso largo e força nos olhos. Competiu em mais um  jogo da vida. Larissa estuda no colégio Militar de Recife, tem uma cama e quarto rosa. A mãe é funcionária pública e o pai engenheiro agrônomo. Doou cinco mil reais para você e cinco mil para Bruno, seus oponentes no jogo. Justo e nobre a decisão na campeã do Soletrando 2009. Mas Pedro, o vencedor é você. Venceu e com dignidade. Não desanime, amigo! Você é nosso orgulho! Obrigada Pedro!

Tagged in:

,

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles