Educação

Site de povos indígenas para o público infanto-juvenil

todo-dia-era-dia-do-indio04Destinado à pesquisa escolar, o novo site Povos Indígenas no Brasil (PIB) Mirim mostra a diversidade cultural de forma didática e em linguagem acessível. Uma das formas encontradas pela equipe do Instituto Socioambiental (ISA) para despertar o interesse das crianças foi a criação da Aldeia Virtual – jogo online com referências reais sobre diferentes etnias com o qual eles podem interagir e se sentir parte daquele ambiente.

O site (http://pibmirim.socioambiental.org) foi preparado especialmente para as crianças. Por meio de material destinado à pesquisa escolar, no qual temas centrais se desdobram em uma série de questões organizadas pela equipe do Instituto Socioambiental (ISA), e do espaço Aldeia Virtual – jogo online situado em uma aldeia circular no Cerrado brasileiro – pretende-se apresentar a diversidade de povos, romper com a idéia do “índio genérico” e despertar o interesse e o respeito das crianças às culturas indígenas existentes no Brasil. Tudo isso escrito em linguagem acessível para o público infanto-juvenil.

Além da Aldeia Virtual, o PIB Mirim apresenta conteúdo destinado à pesquisa escolar com o objetivo de divulgar informações qualificadas sobre os povos indígenas. Dividido em cinco grandes temas (Antes de Cabral, Como vivem, Onde estão, Quem são e Línguas) o site aborda questões fundamentais para a compreensão dessa diversidade.

Os textos publicados podem servir de suporte, assim como o conteúdo já disponível no site Povos Indígenas no Brasil (http://pib.socioambiental.org), para professores levarem a temática indígena para a sala de aula, complementando o ensino, atualmente obrigatório em todo o País (Lei 11.645, 10/03/2008), de História e Cultura Indígena. [A alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traz a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena].

Fonte: Envolverde/ISA

Recomendado para você