mundo-de-aguaDe acordo com dados do relatório da Organização das Nações Unidas, de 2006, nos últimos 100 anos, enquanto a população mundial triplicava, o uso de água doce multiplicava-se por seis.

A principal responsável por esse aumento foi a agricultura irrigada, que revolucionou a produção agrícola, mas criou uma nova dificuldade: sozinha utiliza 70% da água doce disponível. O consumo humano básico, para saciar a sede, banhar-se, lavar roupa e cozinhar, é bem menor.

Uma pessoa precisa de um mínimo de 50 litros por dia. Com 200 litros, vive confortavelmente. Entretanto, é cada vez mais necessário o monitoramento da água consumida pela população, já que os mananciais do estado do Rio de Janeiro foram considerados os mais degradados do Brasil por lançamento de esgotos e resíduos industriais não tratados.

Os padrões de potabilidade para consumo humano estabelecem, além das estimativas físico-químicas, avaliações microbiológicas de coliformes totais e contagem de bactérias heterotróficas.

E você, como está usando a água do nosso planeta?

Fonte: Rosilene Ricardo/UFRRJ

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles