luiz-gonzagadia 13 de Dezembro de 1912, uma sexta-feira, nasce, na fazenda Caiçara, terras do barão de Exu, o segundo de nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, que na pia batismal da matriz de Exu recebe o nome de Luiz (por ser o dia de Santa Luzia) Gonzaga (por sugestão do vigário) Nascimento (por ter nascido em dezembro, também mês de nascimento de Jesus Cristo.

Daí para o mundo foi um pulo. Luiz Gonzaga é patrimônio mundial! São eternas suas canções, seu jeito de ser, sua voz e sua sanfona. Ele mudou toda a cultura nordestina com sua música, influenciou outras e, junto com Humberto Teixeira, João de Barros, Hervê Codovil, Zé Dantas, Emilinha Borba, Haroldo Lobo, Milton de Oliveira e tantos outros gênios compositores, mudou para sempre a música brasileira.

Visite o site www.luizluagonzaga.mus.br e conheça um pouco mais dessa obra prima brasileira. Trabalhe com o tema na sua escola, em suas aulas. Não vamos deixar o Rei do Baião morrer. E, nesse São João, vamos referenciar mais uma vez Seu Lua!

E viva Luiz Lua Gonzaga! Viva São João!

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles