maconaria“O segredo e a rua: a Maçonaria cearense (1870-1930)” é o tema da exposição dos historiadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), profa. Berenice Abreu de Castro Neves, do curso de História da UECE/Fortaleza e do prof. Marcos José Diniz Silva do curso de História da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) da Uece, em Quixadá, a 154 km de Fortaleza.

Os dois professores têm doutorado em história. Aberta ao público, a mostra acontece no Museu do Ceará, na Rua São Paulo, 51, Centro, e deverá permanecer até o mês de agosto.

A pesquisa e concepção da exposição são de autoria dos dois historiadores. A mostra contempla a história da Maçonaria no Ceará sob dois aspectos.

Na primeira parte, são tratados a sociabilidade interna, os símbolos e os ritos. Na segunda parte, destaca a inserção pública da Maçonaria, dando conta dos confrontos com a Igreja Católica, atuação no movimento operário e presença no cenário político e intelectual local.

Tagged in:

,

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles