Educação

Projeto limita o número de alunos em sala de aula

105 12

O PROJETO prevê que seja de 25 o número de alunos por sala nas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O PROJETO prevê que seja de 25 o número de alunos por sala nas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A superlotação nas salas de aula é uma realidade facilmente vista em escolas públicas das principais capitais do País. O grande número de alunos em um mesmo espaço prejudica o aprendizado do aluno e, principalmente, o trabalho do professor, que tem que se redobrar para manter o controle da turma  e proporcionar a todos um ensino de qualidade. Esse lamentável cenário pode estar com os dias contados.

Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que limita o número de alunos por sala de aula. O projeto prevê que o máximo de estudantes será de 25 por professor, nas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental, e de 35, em turmas das séries finais do Ensino Fundamental.

Nesta quarta-feira (2), essa proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e agora seguirá para apreciação no Senado.

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) não traz nenhuma especificação sobre o número exato de alunos por turma. Cada rede de ensino organiza as salas de acordo com a demanda.

Vamos torcer para que esse projeto seja aprovado, sancionado e, o mais importante: posto em prática

Bruno Anderson Balacó – brunobalaco@opovo.com.br