prova brasilO Ministério da Educação (MEC) decidiu alterar a data de realização da Prova Brasil, que mede o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes da 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) de escolas públicas, prevista inicialmente para o período de 19 a 30 deste mês.

O exame será realizado entre nove e 27 de novembro, em todas as escolas públicas localizadas em áreas urbanas, com mais de 20 alunos em cada série. A Prova Brasil foi implantada em 2005 e é utilizada pelo MEC para se obter um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país.

 O desempenho é medido por escola e por município. Os dados integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A organização fica a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em parceria com as redes estaduais e municipais de educação.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles