Voltado para a melhoria da educação básica,  o  Prêmio  SESI de Qualidade na  Educação (PSQE)  2009 foi lançado dia 7 de outubro em Brasília. 

Iniciativa dos empresários do setor industrial, em parceria com a Unesco e Movimento Todos pela Educação, a premiação se estende a todas as escolas de ensinos fundamental e médio, públicas, privadas e da Rede SESI de Educação.

A ideia é promover a busca da excelência na educação a partir de critérios fundamentais, como prática pedagógica, gestão escolar e ambiente educativo. Além disso, o Prêmio busca incentivar a reprodução de experiências bem-sucedidas na educação brasileira.

premioSESIqualideducaCom o prêmio, o SESI visa reconhecer os que fazem o Brasil crescer, destacando a importância da educação na sociedade moderna como um investimento necessário à expansão do processo democrático e da cidadania, ao mesmo tempo em que é um instrumento capaz de assegurar progressos tecnológicos e o aumento da produtividade no trabalho.

A escola de qualidade, neste contexto, exerce um papel insubstituível como lócus do processo de ensino-aprendizagem do aluno, especialmente quando ele aprende aquilo que é útil para sua convivência e participação na sociedade.

Por meio do prêmio, o SESI pretende ainda que participem escolas de todos os contextos socioculturais e econômicos.Assim, tanto as instituições de ensino muito pequenas (até cinco salas de aula), como as situadas em regiões mais pobres, receberão uma pequena pontuação de vantagem.

Em caso de empate em pontos, essas escolas também terão preferência sobre as demais. O cadastro das instituições deverá ser efetuado por estabelecimento escolar. Caso a unidade pertença a uma rede estadual ou nacional, os dados cadastrais e as demais informações registradas serão referentes ao estabelecimento cadastrado. Nesse caso, poderá se cadastrar um único estabelecimento da rede por estado.

Mais informações no site: www.sesi.org.br

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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