cienciasUma hora a mais de ciências por dia faria o Brasil subir oito posições no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), da Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que avalia o desempenho de estudantes de 15 anos de 57 países.

A avaliação é do economista e professor Victor Lavy, que analisou os dados do Pisa e apresentou as conclusões de seu estudo durante o Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais no Rio de Janeiro, que aconteceu no último dia 26 de outubro.

No estudo ele compara os resultados do conjunto dos países que integram a OCDE com dois grupos específicos, o dos países em desenvolvimento e o do Leste europeu. Na média da OCDE, uma hora semanal a mais da disciplina de ciências resultaria no acréscimo de 15 pontos no ranking.

Entre os países em desenvolvimento, o adicional cai para 7,5 pontos, o que seria suficiente para o Brasil ultrapassar a Argentina e a Indonésia.

Avaliação – O ranking da Pisa se baseia no rendimento em três disciplinas: ciências, matemática e leitura. Pelos dados mais recentes da pesquisa, de 2006, o Brasil ocupa a 52.ª posição, com 390 pontos. Na carga horária, temos duas horas semanais de ciências, 2,7 de matemática e 2,6 de leitura (língua portuguesa).

Temos muito ainda o que melhorar, né?

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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