visãoMais de 53,5 mil crianças em processo de alfabetização no Brasil são portadores de baixa visão.

Deste total, 14 mil estão na região Sudeste. É o que revela o último censo escolar feito pelo Ministério da Educação (MEC).

Problemas de visão acarretam redução do desenvolvimento escolar, inquietude e dificuldades de concentração.

Especialistas afirmam que o papel do professor é muito importante no combate aos problemas de visão dos alunos.

Segundo a oftalmopediatra do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Dorotéia Matsuura, o educador deve ficar atento quando a criança precisa levantar da carteira para ver melhor o que está no quadro, bem como se ela está piscando muito, lacrimejando ou mesmo escrevendo fora da linha.

A médica explica que muitas vezes a criança é estigmatizada como desinteressada, mas pode sofrer com problemas de refração, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Fonte: Jornal Aqui (MG), Daniela Galvão

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles