Relatório Direitos Humanos no Brasil, apontou a disparidade gritante no acesso à educação.

De acordo com o levantamento, entre os 20% mais pobres dos jovens de 15 a 17 anos, apenas 24,9% estavam matriculados no ensino médio.

Já a situação dos presídios aparece como um dos grandes desafios no combate às violações no meio urbano.

qualidade_ensino

O país é apontado no documento como o segundo na América Latina com a maior população carcerária proporcional, perdendo apenas para o Chile.

Na avaliação da jornalista e membro da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos Maria Luiza Mendonça, todas as violações são sintomas da desigualdade social em que vivem os brasileiros.

Essa é a raiz do problema e enquanto a população não tiver acesso a direitos econômicos e sociais básicos, todas as taxas citadas no relatório não diminuirão.

Fonte: Correio Brasiliense (DF)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles