EDUCAO~1Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região com maior acesso à pré-escola é o Nordeste, com 79% de crianças de quatro e cinco anos na escola. No Sul, a proporção é de 59%.

Nas avaliações feitas com alunos no ensino fundamental, no entanto, as médias do Sul são maiores.

Educadores concordam que ampliar o acesso à pré-escola é um dos caminhos para reduzir a desigualdade.

No caso da creche, no entanto, especialistas divergem a respeito da melhor política de atendimento às crianças de zero a três anos.

Para o matemático Ruben Klein, ter feito pré-escola faz diferença, mas pode fazer muito mais, se as crianças começarem a aprender a contar, reconhecer números e a ler, o que pode ser feito com atividades adequadas a está faixa etária.

Fonte: Folha de São Paulo (SP)

Acontece que a creche não está preparada para desenvolver essas atividades com as crianças. O desenvolvimento psicomotor e social deve ser o primeiro passo nessa faixa etária para um completo desenvolvimento escolar. 

Acho muito prudente que a creche desenvolva mesmo sua função de socializar a criança para o convívio em grupo e apresentar aos poucos um mundo de regras, deveres e direitos que o cidadão vai ter que cumprir para viver em sociedade.

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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