Estava pesquisando na net e encontrei essa excelente dica para quem gosta de literatura brasileira. O texto abaixo que apresenta a dica de site é de Alexandre Amorim e foi publicado no último dia 19 de janeiro no site da Revista Educação Pública. Fiz uma edição, mas quem quiser conferir o texto completo pode encontrar em: www.educacaopublica.com.br, além de várias outras dicas de educação. Boa leitura!

                                Dica de Site: www.biblio.com.br

biblioteca_virtualA Biblioteca Virtual de Literatura soube aproveitar as facilidades do mundo digital para aproximar o leitor de obras que já caíram em domínio público.

De acordo com a lei de direito autoral brasileira, os “ direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos”  o que nos dá acesso gratuito, hoje, a uma obra riquíssima, de nomes como Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Eça de Queirós, Joaquim Nabuco, Lima Barreto, entre outros tantos.

Se a obra impressa desses escritores ainda é vendida em livrarias por um preço nem sempre acessível, muitos de seus textos podem ser baixados grátis no site da Biblio: www.biblio.com.br

A busca pode ser feita pelo nome do autor, através de uma lista por índice alfabético.

São cerca de setenta autores cujas obras variam de contos a peças de teatro, passando por ensaios e entrevistas. Podemos encontrar, por exemplo, um texto de Santos-Dumont cheio de notas autobiográficas e históricas sobre o desenvolvimento da aviação e a preocupação do inventor sobre seu uso. Para auxiliar o leitor, o site classifica as obras por gênero.

Os textos são todos escritos originalmente em português e sempre completos – não há resumos ou resenha dos livros. Além disso, a gramática dos textos é sempre correspondente à escrita de sua época. O site traz ainda uma seção de contos, divididos pelos autores e traz obras-primas da literatura brasileira, como a “Missa do galo”, além de trazer boas surpresas, como uma longa lista de contos de Raul Pompeia e Humberto de Campos.

Além das obras oferecidas, uma boa ideia da Biblio foi incluir um link para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, um dicionário com cerca de 96 mil termos, que também é gratuito.

 

 

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles