Os_Mitos_da_TecnologiaAs quase 200 mil escolas da educação básica vivem as contradições de um momento de transformação. Apesar de a educação no país estar na 88º posição há movimentos com forte potencial para reverter esse quadro.

Entre eles, a aposta na tecnologia para ampliar os atuais limites da aprendizagem e revolucionar o modelo pedagógico tradicional.

O programa Banda Larga nas Escolas, por exemplo, conectou em 2009, 46 mil escolas públicas urbanas.

Em 2010, a meta é inserir na rede outras 80 mil e em 2014, abranger a totalidade das unidades.

Cerca de 300 mil professores estão sendo treinados para o uso dos recursos.

Fonte: Valor econômico (SP)

Não podemos mais aceitar certas ações e titudes na educação, como por exemplo, aceitar que uma escola não esteja conectada com a net.

Impossível aplicar teoria a prática quando “fora” as crianças e adolescentes tem o mundo em suas mãos e mesmo assim têm a obrigação de frequentar uma escola com grades curriculares arcaicas e desprovidas de qualquer relação com o mundo que as circunda.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles