Dados da publicação “Juventude e Políticas Sociais no Brasil”, lançado ontem no último dia19 de janeiro pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), mostram que 18% dos adolescentes entre 15 e 17 anos não estão na escola.

SALA_VAZIA

A principal causa para o abandono entre os garotos é a oportunidade de trabalho e, entre as garotas, a gravidez precoce. Sobre gravidez na adolescência, o livro destaca a necessidade de um novo olhar sobre a questão.

Os autores ressaltam que nem sempre a gestação é indesejada, muitas vezes, as jovens fazem dela seu projeto de vida. Já os meninos podem enxergar na situação de trabalho a chance de serem vistos como homens. Dizem ainda que se a conotação negativa fosse retirada da gravidez na adolescência, as políticas públicas seriam mais eficazes.

Fica a dica de leitura para entendermos melhor essa situação. Até o final da semana repasso um resumo para vocês.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles