Diante do caos que a educação vivencia, exemplos como os citados na matéria de hoje do O POVO: “Escola Pública aprova 91% a mais na UFC” (http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza),  nos enchem de orgulho e motivam os que não acreditam na escola pública e no ensino de qualidade.

Foram 149 aprovações nos mais diversos cursos da Universidade Federal do Ceará, que tem um dos vestibulares mais difíceis do país e é referência nacional em seus cursos de graduação, mestrado e doutorado.

parabensMarcela, Juliana, Hitalo e Aila são alguns dos personagens apresentados nessa história de recomeço feliz. Sim, porque a luta, a determinação, a seriedade e o compromisso dos estudantes e certamente das famílias não começou de ontem para hoje.

Geralmente esses jovens tem uma rotina dupla, trabalham e estudam para se inserirem no mercado de trabalho com alguma qualificação. Passam por dificuldades como falta de livros e apostilas. No entanto, levam muito a sério a questão do futuro, da formação humana e intelectual, da qualidade de vida e da vontade de transformarem-se para construir e desconstruir velhos e novos conceitos no meio em que estão inseridos.

E diante de tantas dificuldades, dados alarmantes, falta de estrutura física e de pessoal, encontramos aqueles que acreditam, mudam a realidade, o rumo dos fatos e dos números. Quem disse que os profissionais da escola pública não são qualificados? Mal remunerados são todos os educadores! Sejam de escolas públicas ou privadas. Atuam como mediadores, psicólogos, médicos, pais e ainda cumprem muito bem suas funções em sala de aula por uma remuneração indecente!. 

Nos municípios em que trabalho com o Programa O POVO na Educação, a maioria dos educadores tem até duas graduações, são especialistas e alguns até com mestrado. Isso não é uma realidade isolada. Por isso, quero parabenizar aqui a todas as escolas públicas, sua equipe técnica, pedagógica, seu corpo docente e discente. Bons resultados são construídos com esforços coletivos, não se faz nada sozinho.

 

  

 

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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