Limites pais e filhosCerca de 15% das crianças com mais de cinco anos acordam molhadas. Isso é comum até com crianças mais velhas. Mas, o surpreendente sobre a enurese noturna é que, geralmente, ela é genética, ou seja, não é uma questão emocional, erros dos pais durante a educação ou preguiça da própria criança.

Pesquisadores identificaram várias famílias nas quais a enurese era herdada seguindo um padrão autossômico dominante – se o pai tiver histórico de fazer xixi na cama, o filho tem 50% de chance de herdar essa característica.

Fazer xixi na cama pode ter várias causas fisiológicas. Algumas crianças não têm um hormônio que diminui a produção de urina à noite. Outras, molham a cama simplesmente porque a capacidade de suas bexigas é pequena. Algumas vezes, o tamanho da bexiga não corresponde à idade.

Fonte: O Tempo (MG)

Essa pesquisa é muito importante para que os pais não cometam alguns deslizes como: não dar água para  a criança antes de dormir, ameaçar caso faça xixi na cama ou mesmo agredir verbalmente a criança. É preciso que se investigue mesmo as causas para descobrir a solução.

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles