Dibujo-blog cienciasO presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem a lei que indeniza pessoas com deficiências físicas decorrentes do uso de talidomida pelas mães durante a gestação.

As vítimas terão direito, no mínimo, a R$ 50 mil. Em alguns casos, dependendo da gravidade, a indenização pode ser maior.

O Brasil possui, oficialmente, 227 vítimas dos efeitos colaterais do medicamento, que nas décadas de 50 e 60 era receitado para tratar dos enjoos da gravidez causando graves deformações no feto.

Os danos provocados pela droga são considerados a maior tragédia da história dos medicamentos e se repetiram em vários países. Pelo menos 15 mil crianças no mundo teriam sido vítimas.

No total, calcula-se que haja cerca de 650 vítimas comprovadas do remédio no Brasil.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles