Educação

Direito garantido!

inclusiva2Em dez anos, o número de matrículas em escolas públicas de alunos com algum tipo de deficiência visual cresceu 620% no Brasil. Em 1998, eram 8.963 estudantes. Já no ano de 2008, 55.915.

Os dados são do Censo Escolar 2008, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009. O aumento foi acompanhado do melhor preparo das escolas para acolher esses estudantes.

Mas, apesar do avanço, ainda há muito a melhorar para que o acesso à educação seja totalmente eficaz. Segundo a supervisora pedagógica do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais de Brasília, Susana Carvalho, o sistema educacional ainda não está preparado para receber um número grande de alunos deficientes visuais.

Faltam recursos físicos e humanos, e há a necessidade de se reduzir o número de estudantes nas salas.

Fonte: Correio Braziliense (DF);  Estado de Minas (MG)

No entanto, a notícia não deixa de ser excelente. Temos que praticar e cobrar a inclusão. Claro que o Brasil ainda não se encontra no patamar ideal em educação inclusiva, mas aqui no Ceará, por exemplo, temos visto um investimento grande em profissionais qualificados para trabalharem com as turmas especiais.

Recomendado para você