O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem (03) o projeto do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que cria um benefício extra no Bolsa Família vinculado ao desempenho escolar, embora tenha dito também que a proposta poderia ser boa…

Lula afirmou que, em ano eleitoral, é preciso ter cuidado com os gastos públicos e questionou a oposição sobre de onde virá o dinheiro.

bolsa_familiaSegundo a relatora do projeto, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), a intenção é incentivar as crianças a estudarem mais e a estimular os pais a acompanharem a educação dos filhos.

O coordenador de Educação em Direitos Humanos da Presidência da República, Erasto Mendonça, acredita que a nova proposta desvirtua o programa, que tem uma natureza mais universal de atendimento.

A professora da Faculdade de Educação da UnB, Benigna Villas Boas concorda. Para ela, o projeto constitui uma punição às famílias que, geralmente, não têm condições de apoiar as atividades escolares dos filhos e deixariam de receber uma parte do benefício.

Faz sentido essa visão, uma vez que o auxílo foi criado para manter a criança na escola, longe do trabalho infantil e ajudar na conscientização dos pais a cerca dos estudos dos filhos.

Acho que a proposta deveria ser mais debatida pela sociedade, incluindo aí todos os segmentos: família, escola, especialistas, governo e sociedade civil. O assunto é polêmico e temos que ter cuidado com seu andamento.

O que vocês acham da proposta? Vamos começar o debate nesse blog? Estou esperando os comentários de vocês!

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles