obesidade20infantil-2Com a obesidade infantil atingindo a marca histórica de 15% das crianças brasileiras, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, muitas escolas resolveram entrar na luta para deter a epidemia.

Mas, no esforço para ensinar os alunos a terem uma alimentação saudável, alguns colégios acabam adotando medidas polêmicas, como proibir e até “confiscar” certos lanches.

Segundo a endocrinologista Angela Spinola e Castro, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por mais que a escola se esforce, a criança não criará hábitos saudáveis sem a contribuição dos pais.

Ela acredita que a escola não pode transferir para si um papel que não é dela, pois se a criança vem de uma casa onde as pessoas comem sem restrição, não vai aceitar isso.

Exemplo de que a educação começa no seio familiar. Isso não impede, todavia, de a escolar se comprometer a elaborar um projeto envolvendo a educação alimentar como tema principal e envolver os pais nessa ação. Muitas vezes, com a correria do dia a dia e o forte apelo dos fast-foods, se torna mais fácil se alimentar assim.

Quem sabe a escola não ajuda na orientação dos pais também? Eu acho uma bela maneira de praticarmos a educação inclusiva. Quem sabe um desses pais não é ligado a área de saúde:endocrinologista, nutricionista, enfermeira ou enfim, ajuda na elaboração desse projeto? Vamos procurar pensar no bem estar de todos e não somente nos papeis que cada um deve desempenhar. A escola e a família não podem mais viver separadas! Pensemos nisso.

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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