Começa hoje em Limoeiro do Norte, o V Encontro de Mestres do Mundo. O Ceará deu um passo adiante de outros Estados brasileiros na preservação e proteção do seu patrimônio imaterial.

ANAMARIA-CONCEICAO-15Com a Lei nº 13.351 (27 de agosto de 2003), o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult), garantiu o registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular, apoiando e preservando a memória cultural do nosso povo, transmitindo às gerações futuras o saber e a arte sobre os quais construímos a nossa história.

Em 2006, esta Lei foi revisada e ampliada, trazendo a manutenção dos grupos e coletividades. Publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará, a Lei dos Tesouros Vivos da Cultura (Nº 13.842, de 27 de novembro de 2006) está disponível neste site no link Legislação.

Livro dos Mestres Diplomado “Tesouro Vivo”, que é um reconhecimento simbólico de sua importância no contexto cultural do Estado, o artista tem seu nome inscrito no Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular, livro próprio da Secretaria da Cultura, específico, sob a guarda da Coordenação de Patrimônio Histórico Cultural (COPAHC).

IMG_4898_02No livro referido estão inscritos os nomes dos 57 mestres diplomados os quais representam os Tesouros Vivos do Estado do Ceará e dos dois grupos, selecionados no edital de 2008.

Estou viajando agora para o encontro. Na medida do possível, vou postando as novidades para vocês.  A programação oferece seminários para educadores e educandos sobre patrimônio imaterial e uma variedade enorme de saberes e culturas do mundo todo.

A programação vai começar com uma roda de mestres refletindo sobre as artes  e suas diversidades: 

Corpo Flávio Sampaio + Graça Martins / MãosFrancisca Nogueira / SonsTarcísio José de Lima + Manoel Moacir / OralidadeOswald Barroso + Simone Castro / SagradoDellano Rios + Wellington Júnior

Ze-Pio-SitepequenaE olha só quem vai estar animando a festa de hoje à noite: Os Quentes da Madrugada – Carimbó – PA, Renato Borghetti – Gaita Ponto (RS), Luizinho Calixto – Forró Pé de Serra – CE e Chico Paes – Mestre do Forró – Assaré – CE.

Ontem na abertura teva ainda  o cortejo do Maracatu Reis de Paus, terminando com o Mestre Getúlio Sineiro tocando o sino da Matriz e as apresentações do Boi da Faceira – Limoeiro do Norte – CE, Manto de São Benedito – Tambor de Crioula – MA e Monarco e velha guarda da Portela– Samba -RJ.

 

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles