A vacina contra gripe A (H1N1) só faz efeito em crianças quando tomada em duas doses. A orientação é do Ministério da Saúde, que vai convocar em abril os pais a retornarem com seus filhos aos postos para a aplicação do reforço.

A coordenadora do Programa de Imunização de Pernambuco, Ana Catarina Melo, explica que a criança deve ser revacinada 30 dias depois da primeira aplicação.

A infectologista Analíria Pimentel, do Isolamento Infantil de Doenças Infecciosas do Hospital Oswaldo Cruz, em Recife (PE), afirma que a resposta imunológica é baixa nas crianças, daí a necessidade de repetir a dose.

Embora possa ser tomada por crianças maiores, a vacina será restrita, na rede pública, ao grupo que o Ministério da Saúde considerou mais vulnerável: crianças de seis meses a dois anos.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Procedimentos corretos na lavagem das mãos para evitar a infecção

Procedimentos corretos na lavagem das mãos para evitar a infecção

Apesar da vacinação ter começado no início dessa semana, não vi superlotação ou mesmo procura maior nos postos de saúde daqui de Fortaleza. Até visitei uns dois para saber como estava a procura e os agentes de saúde e enfermeiros relataram que, até aquele momento, quase ninguém estava procurando.

Estranho, uma vez que a campanha está sendo bem veiculada pela mídia e as pessoas pareciam temer o vírus. Enfim, vamos ficar atentos as datas e procurar informar aqueles que estão desatentos. Essa informação, por exemplo, da dupla vacinação em crianças, é importante para divulgarmos nas escolas e creches. Os pais e professores são os principais orientadores. Vamos contribuir.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles