Limoeiro do Norte, localizado a 198 Km de Fortaleza, vivencia o V Encontro dos Messtres do Mundo. Com o tema Folias e Brincadeiras, a cidade se enche de magia e alegria até hoje, tudo para celebrar a Cultura Popular, as danças, as cantigas, o artesanato e todo o patrimônio material e imaterial desse Brasil maravilhoso. 

Banda de Pífanos\ Crato\CE - Roda de Mestres

Banda de Pífanos\ Crato\CE - Roda de Mestres

Desde quarta-feira, a programação traz pelas manhãs às Rodas de Mest res, onde a troca de experiências sobre os diferentes saberes e fazeres são divididos em cinco categorias: Mãos, Corpo, Sagrado, Som e Oralidade. A tarde acontecem os Relatos de Experiência, onde são apresentadas as vivências dos Mestres, e as noites são dedicadas às apresentações artísticas na Praça José Osterne.  

Já dançamos muito Carimbó, com “Os Quentes da Madrugada”, do Pará, um Forrozinho bom demais com Luizinho Calixto e Chico Paes, do Ceará; Samba de Côco do Mestre Zé Zuca de Queimadas, na Paraíba, Fandango com o grupo “Pés de Ouro”, de Paranaguá-PR; Tambor de Crioula, do Maranhão, com o pessoal do Manto de São Benedito e com o Boi da Faceira, de Limoeiro do Norte-CE, comemos e bebemos a língua do boi!!!

Mestre Rabequeiro e Valeska Andrade

Mestre Rabequeiro e Valeska Andrade

E hoje à noite vamos pra Missa do Mestre, na Igreja Matriz (dançamos ontem lá Jongo até o dia raiar). Teremos também na Praça a Dança de São Gonçalo, de Tianguá-CE, a Moda de Viola-GO que vai trazer sua Catira e Curraleira com a Badia Alves Medeiros e os maravilhosos Siba e Fuloresta, de Pernambuco.

 Além de toda a festança a noite, o curso de Patrimônio Para Todos, oferece a alunos e educadores da rede pública de ensino, a reflexão sobre o respeito as manifestações  e as diversidades culturais.

Pra quem quiser saber um pouquinho mais do evento, pode entrar no site e conferir www.vmestresdomundo.art.br

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles