HIV1O Fundo Mundial para a Luta contra a Aids, a Malária e a Tuberculose calcula que até 2015 será possível erradicar a transmissão vertical do vírus HIV, que acontece de mãe para filho.

A projeção é consequência do aumento dos programas financiados por órgãos internacionais em países subdesenvolvidos.

Segundo dados da Agência da ONU para o combate à Aids (Unaids), no último ano, o orçamento da África do Sul destinado ao tratamento da doença cresceu 33% e, entre 2007 e 2008, o número de pessoas que recebem os antirretrovirais aumentou 53%.

A Unaids estima que existam 370 mil crianças no mundo com HIV, sendo que a maioria delas foi infectada por transmissão vertical.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP); Zero Hora (RS)

Por isso, prevenção é a solução, o melhor remédio. E não estou falando somente dos métodos contraceptivos convencionais não, mas sim do diálogo, da conversa franca e esclarecedora que os pais devem ter com seus filhos.

Essa epidemia poderia ter sido controlada há muito tempo se não houvesse tanto preconceito e se as informações fossem repassadas com a clareza que se deve ter.

Pais, não tenham vergonha de falar com seus filhos e filhas sobre saúde. Essa é uma prioridade Do século XXI.

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles