altosAs crianças e adolescentes brasileiros são mais altos, em média, do que os americanos na faixa etária entre os sete e 17 anos. É o que revela estudo conduzido por pesquisadores das universidades federais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Os dados também mostram que a maturação biológica dos brasileiros e brasileiras acontece mais precocemente em relação aos americanos. O trabalho gerou uma proposta de curvas de estatura, peso e índice de massa corporal especificamente para crianças brasileiras.

Segundo os autores do estudo, duas ou três décadas atrás, o crescimento brasileiro estava abaixo dos padrões internacionais. Uma das hipóteses que explica a mudança é a melhoria nas condições de vida no País.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP)

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles