amp_098200b7540f812610ccf290da5d0ac510475_educacao_jpgAprovada durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), a meta de ampliação dos investimentos nacionais no setor será um dos principais pontos a compor o próximo Plano Nacional de Educação (PNE).

O pleito é de que os investimentos no setor alcancem o equivalente a 7% do PIB já no próximo ano e sejam gradualmente ampliados para 10% até 2014.

Mais de 200 metas foram discutidas no Conae ao longo da semana de Educação realizada em Brasília, de onde saiu a proposta a ser encaminhada ao Congresso Nacional para ser votada e entrar em vigor no País em 2011.

Outra meta aprovada no Conae trata do aluno e da qualidade de ensino aprendizagem: ela compreende que todos os insumos essenciais à qualidade da educação devem ser garantidos, desde remuneração adequada e formação continuada dos professores até a infraestrutura de apoio das escolas, como bibliotecas e laboratórios.

Isso quer dizer também que teremos a garantia de novos concursos públicos e a formação adequada de professores e escolas para trabalharem com a educação inclusica e a social de maneira eficaz e produtiva. Vamos cobrar a votação com a maior urgência que a mesma necessita e fiscalizar também os investimentos públicos para essa ação.

 

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles