O presidente do Fórum de Professores das Instituições de Ensino Superior (PROIFES), professor Gil Vicente Reis de Figueiredo, promoverá na tarde de hoje (06), às 17h30, na sede da Associação de Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), palestra sobre a proposta para o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), apresentada pela entidade na Conferência Nacional de Educação (CONAE).

logo_conae_2010A CONAE foi realizada entre os dias 28 e 31 de março, em Brasília, e contou com a participação de 2,5 mil delegados eleitos em municípios e estados e 500 observadores convidados para discutir a criação de um sistema nacional de educação e propor diretrizes e estratégias para a construção do novo PNE.

 O PNE apresentado pelo PROIFES prevê um aumento na verba para Educação em torno de R$ 120 bilhões em dez anos. Atualmente, o orçamento destinado para a Educação é de R$ 150 bilhões. Portanto, a proposta do PROIFES praticamente dobra de 5 para 10% do PIB brasileiro, que está em torno de R$ 3,3 trilhões.  

Fonte: AD2M Engenharia de Comunicação – Roberta Ribeiro Queiroz – www.ad2m.com.br

Fica a dica para hoje a tarde! Ainda dá tempo! Devemos acompanhar as propostas para o Plano Nacional de Educação sugeridas, uma vez que o ENEM vem com a proposta de diferenciar o processo seletivo de ingresso no ensino superior. Mais que isso, essa mudança proposta pelo ENEM atinge a todos.

As escolas terão que se readequar, os educadores e, principalmente, o ensino superior. Não adianta mudar a diretriz dos processos seletivos e chegar na cadeira da universidade e deparar-se com uma metodologia de ensino estática. É preciso pensar nas mudanças que o ensino superior terá que passar também. Senão, estaremos na contramão das mudanças.

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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