radio_noticiaA proposta, inédita, é selecionar 40 programas radiofônicos em quatro diferentes categorias: rádio-documentário, rádio-dramaturgia, programas infanto-juvenis e rádio-arte ou experimentações sonoras.

Os autores dos melhores projetos receberão R$ 20 mil para produzir o conteúdo que deverá ter seis horas de duração.

A programação será veiculada nas emissoras públicas do país.

Este é o teor do edital do Prêmio Roquette-Pinto I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, que será lançado, oficialmente, no dia 5 de abril, na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub).

Poderão participar do concurso rádios públicas, educativas, culturais, comunitárias e universitárias, devidamente registradas junto ao Ministério das Comunicações, bem como entidades culturais sem fins lucrativos, produtoras independentes e instituições de ensino públicas e privadas.

Segundo o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (Minc), Silvio Da-Rin, o edital se insere no âmbito do Programa de Estímulo ao Rádio Brasileiro – Rádio Brasil, lançado no final do ano passado pelo Minc.

O programa pretende contribuir para o desenvolvimento das emissoras públicas de radiodifusão sonora e de rádio em plataformas digitais.

“É um programa que tem duas vertentes: o fomento à criação e difusão radiofônica, além da capacitação de radialistas e recuperação da memória do rádio brasileiro”, destacou Orlando Guilhon, presidente da Arpub.

De acordo com Guilhon, o projeto visa a sair um pouco da concentração do eixo Rio-São Paulo.

Estamos incentivando que produtores independentes, cursos de comunicação, rádios comunitárias e públicas do Brasil inteiro possam participar e disputar esse concurso”, frisou.

Os interessados têm até o dia 14 de maio para confirmar participação.

Leia o edital na íntegra em: www.cultura.gov.br

Fonte: Revista PontoCom www.revistapontocom.org.br

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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