Estava lendo essa matéria que interessa aos pais em geral. É sobre o vírus Sincicial, que atinge os bebês. Abaixo um resumo do texto.

O vírus sincicial respiratório, o VSR, é a principal causa de hospitalização de prematuros com menos de 1 ano de vida.

Bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação são especialmente vulneráveis a ele: têm risco até dez vezes maior de contrair formas graves de bronquiolite e pneumonia. Isso porque o desenvolvimento de seus pulmões não se completou no útero.

Para esses recém-nascidos, entretanto, há uma arma de prevenção eficaz. Trata-se de um anticorpo monoclonal, o palivizumabe, que funciona como uma vacina.

Ele evita hospitalizações em até 70% dos casos. Embora esteja incluído no calendário de vacinações da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), são poucos os pediatras que o recomendam.

Fonte: Revista Veja (BR) Gabriella Sandoval – 25/04/2010

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles