O 3º Fórum Internacional Criança e Consumo, que foi realizado em São Paulo, tratou dos impactos negativos da mercantilização na infância.

O fórum, promovido pelo Núcleo de Defesa e Educação do Instituto Alana, reuniu especialistas e pesquisadores para discutir por que o hiperconsumismo faz mal às crianças, por que é tão fácil convencer as crianças a comprar; e por que devemos proteger as crianças do consumismo.

Uma pesquisa realizada para medir a percepção dos pais de filhos entre 3 e 11 anos sobre os aspectos da publicidade direcionada a esta faixa etária, concluiu que 73% dos pais concordam que deveria haver restrição ao marketing e à propaganda dirigidos às crianças.

Além disso, sete em cada dez pais confessaram ser influenciados pelos filhos na hora da compra.

Portanto, podemos concluir que a educação para o consumo deve começar com os pais, já que os mesmos não conseguem educar seus filhos para os apelos midiáticos.

 

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles