As inscrições para a Sétima Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar estão abertas até o dia 21 de maio.

Uma das novidades é que todo material de divulgação e pedagógico utilizado, terá a certificação do selo FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal).

O selo FSC garante que a madeira utilizada na produção do papel é fornecida por fontes controladas, oriunda também de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável.

A certificação é concedida quando o empreendimento florestal certificado contém apropriado plano de manejo, não contribuindo no desmatamento ilegal, e igualmente não utiliza mão de obra escrava ou qualquer outra modalidade de trabalho degradante.

Além disso, o empreendimento florestal deve ser implementado em benefício do desenvolvimento das comunidades locais. 

O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar é um concurso de desenho entre escolas municipais de ensino fundamental.

Em duplas, os alunos são estimulados a fazer um desenho livre sobre o tema “Nossas águas sempre limpas”, com base no que aprenderam em aulas temáticas.

As aulas são oferecidas no guia “Nossas Águas Sempre Limpas”, à disposição de qualquer escola brasileira no site www.amigosdomarnaescola.com.br 

No site www.amigosdomarnaescola.com.br/credenciadas as escolas poderão acessar o regulamento completo.

São duas categorias em disputa:

  • Categoria A – alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental (regulamentação nova em nove anos).
  • Categoria B – alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (regulamentação nova em nove anos).

O Prêmio Amigos do Mar de 2010 terá, portanto, 10 escolas públicas premiadas, entre as unidades escolares credenciadas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e que se candidatarem.

Desde 2003 o Programa Amigos do Mar já atingiu mais de 2 milhões de alunos de mais de 6 mil escolas públicas e privadas de 16 estados.

Mais informações:
www.institutoarcor.org.br

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles